Lambari pelo mundo!

Wednesday, November 30, 2005

Preconceito

Hoje vou falar sobre preconceito na Europa e vou fazer uma previsao no estilo Mae Dinah.

Como todos sabem (se nao sabem deveriam saber, pois eu jah falei varias vezes isso aqui no blog, tsc tsc), Bruxelas eh muito internacional. Muito mesmo, e essa superinternacionalizacao (leia denovo pq essa palavra eh bonita) deixa evidente um pouco de racismo contra arabes, turcos, marroquinos, muculmanos... Mas o preconceito aqui eh grande mesmo (faz os negros do brasil se sentirem 'inturmados'. Na verdade, todo negao que acha que sofre preconceito aih no Brasil, deveria vir pra ca e ficar analisando como os arabes sao tratados...). Acho que todo o europeu que se perze considera o povo arabe uma 'peste' (pelo menos todos os que eu tive contato ateh agora, consideram).

Agora voce se pergunta: "por que?"

Bom, eu nao sou dono da verdade.. mas segunda de noite aconteceu um fato bastante curioso:
Estavamos eu e vincent na lavanderia e quando ele foi colocar dinheiro na maquina para pegar o troco e poder ligar as lavadoras e coisa e tal, as moedas nao cairam. Depois de algumas batidinhas carinhosas na maquina para ver se o dinheiro caia, um garotinho (nao tinha mais que 13) se aproximou e disse que a maquina tava sem moedas. Perguntas que vieram a nossa mente na hora:
- Como o piazinho sabia?
- Como a maquina, pelo fato de nao ter troco, come o dinheiro e nao devolve?
- Por que tinha um otro piazinho cuidando a maquina do lado de fora?

Bom, a resposta pra todas as perguntas:
- O pia do lado de fora (devia ter uns 16... 17...) colocou um guardanapo no buraco aonde a maquina cagava o dinheiro, pras moedas ficarem intaladas. Quando a gente tirou o guardanapo milagrosamente nos enchemos de moeda e o piazinho saiu de fininho.

Pergunte agora qual a nacionalidade dos 2 guris :)

Nao estou dizendo que todo arabe, muculmano, marroquino, etc, etc, etc seja ladrao, bagunceiro, ou que mereca o preconceito que eh aplicado sobre eles. Soh estou constatando o fato de que: As unicas pessoas que tomaram uma postura de se aproveitar de uma situacao ou da boa fe de outras pessoas (tirando o Igor que usa o metro sem pagar hahahahaha) eram arabes.

Entao caros amigos, imprima este texto e daqui a 20 anos voce diga que eu PREVI a 3a. guerra mundial que serah a europa e os eua, contra o povo arabe e qualquer pessoa da religiao muculmana. Qdo eu chegar no Brasil vou abrir uma banquinha e farei previsoes sobre politicos, celebridades e vou aparecer no fantastico do dia 31 de dezembro.


Ah, sobre os negros: Aqui eh tranquilo... sao tratados melhores que os brasileiros (receita pra pegar mulher na belgica: seja negrao, careca e tenha cara de jogador de futebol).


Adios! Vou embora (torcendo pra que nao proibam meu blog depois desse post)

7 Comments:

  • Oi Matheus!!
    Entao, tenho acompanhado sua viagem por Bruxelas atraves do seu blog...todos os dias dou uma olhadinha pra ver suas novidades..inclusive já até escrevi pra voce uns dias atras, mas extremamente competente que sou, nao deixei nome, nem endereço..enfim, hoje corrigirei essa falha, afinal gostaria muito de me corresponder com voce...Bom, sou obrigada a concordar com o que voce disse sobre o povo arabe em geral que tá por aí..ano passado fiquei 6 semanas em bruxelas, e só tive "problemas" com eles..nao que todos sejam assim mas por causa de uns e outros o povo todo acaba pagando..isso é comportamental..eles acham que da pra levar a vida assim..
    ah, voce já pode adiantar o preço da consulta? mae dinah tá muito cara...rs Abraços pra voce e divirta-se muito por aí..
    Daniela - daniela_lmelo@hotmail.com

    By Anonymous Anonymous, at 30/11/05 07:07  

  • lambari
    voce não explicou nem metade da história porque existe esse preconceito e de onde vem esse legado. e não falou dos outros conflitos internos que existem na belgica pras pessoas entenderem. ficou parecendo que os belgas nao gostam dos arabes porque eles roubam moedinhas. isso nao é questao de ser arabe ou não, mas questao de não ter dinheiro e fazer qualquer coisa pra se virar, inclusive "o jeitinho marroquino", derivado do nosso "jeitinho brasileiro" de ver as coisas. vou ver se escrevo sobre isso mais explicado outra hora.
    deu pra ti
    igor

    By Blogger igordutra, at 30/11/05 11:00  

  • Preconceito é uma das coisas que eu mais abomino no Mundo. Simplesmente não consigo entender como um pessoa pode se julgar superior a outra simplesmente por causa de sua cor, raça ou credo. Realmente fico triste quando presencio ou fico sabendo de fatos como este, simplesmente injustificáveis.
    Concordo com o Igor, seu paralelo do incidente com os garotos da lavanderia e o preconceito generalizado contra povos árabes não explica e nem justifica a essência do preconceito.
    Mais uma coisa, sinceramente não acredito em um terceira gerra mundial, pois se ela realmente ocorrer não vai sobrar ninguém e nem nada para contar a história.

    By Anonymous Anonymous, at 30/11/05 17:39  

  • Encontrei seu blog através do orkut e nao pude deixar de falar que tudo aqui é bem interessante, uma vez que voce vive num país diferente, mais esse cotidiano tao curioso quando relacionado a ONU.:)
    Na verdade, nao deu pra descobrir o grau de responsabilidade que é sua profissao, talvez eu passe aqui mais algumas vezes pra ir desfazendo os nós..
    Bem legal!!
    Tenha um ótimo dia!

    By Anonymous Anonymous, at 1/12/05 01:35  

  • i tio me quebrei hj ñ vou ser o primeiro, já vai estar usado, hahahaha
    mas tudo bem, se continuar assim vmos fazer um final de sua viagem
    só vamos ter que descobrir o nome
    mas isso damos um jeito
    pra ver preconceito é F mas tudo bem, ainda bem q é + contra os arabes, já pensou se é contra os brasileiros baixinhos e tocadores de pagode, ai sim tava perdido
    hahahahahahaha
    um abraço e ate amanha
    te cuida e bom trabalho
    e as fotos manda mais

    By Anonymous Anonymous, at 1/12/05 02:23  

  • Bah! Mas esse posto ficou muito profundo! Quando comecei a ler até me assustei! Até a galera que entra aqui mudou o tom. Ficou parecendo comentário do globo repórter (ahahha), sem dizer que é verdade, essas coisas acontecem mesmo. Isso aí mano, continue assim: entrar aqui tbm pode se adquire cultura!!! Bjaum pra ti guri!

    By Anonymous Anonymous, at 1/12/05 04:33  

  • OI ! Moro em Bruxelas faz alguns anos e sua observacao é precisa. Ao contrario do que se pensa, todos esses marroquinos, etc, etc, recebem ajuda em $$$ do governo. Se form um SOlteiro maior, recebem LIMPOS 545,00 Euros. Se forem casados, 877 EUros. Isso permite pagar um aluguel, comer, ter internet e ainda fazer uma pequena reservinha. E eles sao a fonte de problemas aqui com relacao a quase tudo: Se alguem passa sinal fechado, bota o carro em cima de pedestre ( eu que o diga) , desce rua no maior pau, pode estar certo de onde é o sujeito. Aqui tem trabalho facil pra quem é legal como eles. PErgunta se tem algum trabalhando em obra ? Nao querem nada com TRabalho e muito menos com escola. VIvo no meio deles e sei como eh. Tem gente boa, sem duvida, mas é minoria. Ja os negros aqui nao se metem em confusao, sao mais tranquilos, sao integrados. E voce percebe claramente um preconceito explicito do belga com mais de 60 anos com relacao ao negro.

    By Anonymous Anonymous, at 1/12/05 16:44  

Post a Comment

<< Home